Concedendo entrevista na manhã desta terça-feira, dia 18 de julho, o vereador Thiago de Bilar (Cidadania), do Município de Areia de Baraúnas, na região metropolitana de Patos, fez denúncias graves sobre o descaso na gestão municipal e os casos foram encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) e também ao Ministério Público Federal (MPF).
Realizando fiscalizações, o vereador pode presenciar obras com processo de construção sem o mínimo zelo na estrutura inicial e que podem comprometer a qualidade final. Thiago chegou a ver trabalhadores sem Equipamentos de Proteção Individual (IPI) e indícios de que a empresa que executa os serviços se trata de empresa fantasma. Ao procurar a sede da empresa, verificou-se que no endereço funciona um salão de beleza.
O vereador viu máquinas e funcionários da própria prefeitura de Areia de Baraúnas sendo utilizados na construção de um ginásio na Rua Manoel Lourenço. Na fiscalização, o vereador percebeu a ausência de representantes da empresa que deveria executar as obras. Isso evidenciou a possibilidade de empresa fantasma mesmo recursos já disponibilizados para os serviços.
Thiago de Bilar também conversou com trabalhadores que podem ter sido usados como “laranjas”. Um desses trabalhadores recebeu cheques em seu nome como se tivesse realizado serviços, porém, confirmou que não sabe como existe essa sequência de cheques em sites de transparência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/Patos). O cidadão relatou que não pegou em nenhum dinheiro e desconhece tais cheques.
Com recursos do Governo Federal, o Município de Areia de Baraúnas está fazendo uma obra viária que envolve a Rua Doralice e adjacências. O vereador relatou que a obra está sem projeto de execução e vem tendo desvio notório na finalidade. Thiago destacou que terrenos particulares foram invadidos sem nenhum trâmite legal e que qualquer pessoa percebe os erros grosseiros e que vão causar danos na mobilidade urbana.
Mín. 24° Máx. 35°