Durante os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2023, no Rio de Janeiro, a Unidade Popular (UP) pelo Socialismo realizou seu 3º Congresso Nacional e contou com delegados (as) de todos os estados do Brasil. Mais de 200 representantes se fizeram presentes e o congresso foi de muita união, disposição, aprendizado e apontou caminhos para o crescimento da organização do povo trabalhador.
Jozivan Antero estava entre os delegados da Paraíba e disse que o congresso cumpriu sua tarefa não só da legislação eleitoral, mas, além disso, serviu para aprofundar as tarefas dos militantes e filiados da UP em todo o Brasil.
De forma compromissada e refletindo sobre as profundas desigualdades sociais que afetam diretamente o povo brasileiro, a UP assumiu a responsabilidade de ser o partido antifascista e que exige medidas que acabem a fome, o desemprego, a carestia, a injustiça social e a submissão econômica do Brasil aos interesses de mega grupos capitalistas.
Em um dos momentos marcantes do 3º Congresso da UP, o evento prestou uma justa homenagem aos que tombaram em luta contra a Ditadura Militar e exigiu punição para os torturadores e golpistas de ontem e de hoje. O congresso também fez uma moção de solidariedade ao povo palestino, que enfrenta um dos maiores genocídios após a guerra covarde, cruel e sem limites do Estado de Israel e que tem o apoio incondicional dos Estados Unidos. Mais de 4.000 crianças já foram assassinadas e outras milhares de pessoas que são bombardeadas todos os dias e sem chance de defesa.
Para Jozivan Antero, que representou a UP/Patos, o maior desafio do partido é despertar e organizar o povo para lutar por justiça social. A UP foi o partido que mais cresceu no Brasil e se faz necessário que mais e mais pessoas do povo e trabalhadores se unam ao único partido que tem apontado medidas para acabar com a miséria, a fome, o desemprego e as injustiças que maltratam os brasileiros e brasileiras trabalhadores.
Jozivan Antero conseguiu recursos para a ida ao congresso graças a solidariedade dos militantes da UP e de dezenas de amigos e apoiadores.
Mín. 24° Máx. 35°