Representantes do Instituto FEFIG e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) estão em visita às creches municipais de Patos, acompanhados pela Coordenadora Geral da Educação Infantil do Município, Juliana Moisés. O objetivo da visita é avaliar a execução do programa Sertão Criança, uma iniciativa resultante da parceria entre as entidades mencionadas e a Prefeitura de Patos, através do Programa PAI, implementada há aproximadamente um ano.
A secretária de Desenvolvimento Social e principal responsável pelo programa PAI, Helena Wanderley, acompanhou a visita desta quarta-feira, dia 29, na Creche Mariana Medeiros, no bairro Vila Cavalcante.
Juliana Moisés, coordenadora da Educação Infantil, ressaltou que o programa, com duração prevista de quatro anos, busca o desenvolvimento integral e pleno das crianças, visando a autonomia do município nas práticas implementadas em parceria com o FEFIG e LEPES. “O Sertão Criança integra o Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), que busca o desenvolvimento integral nas diferentes áreas da administração municipal”, completou a coordenadora.
Luiz Fernando Figueiredo, Presidente do FEFIG, destacou que a visita técnica tem como objetivo avaliar a execução do programa, que visa estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças até os 6 anos de idade.
Daniel Santos, Professor da USP e coordenador do LEPES, ressaltou o engajamento da rede de educação e gestão municipal de Patos em fazer a diferença na educação da primeira infância. Ele destacou a pactuação de metas concretas no programa Sertão Criança como forma de alcançar melhorias reais na educação infantil em Patos.
"Já trabalhamos bastante na cidade, coletando dados e discutindo com o município para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. A partir desse diagnóstico, começamos a construir um plano de ação para 2024, contando com o comprometimento do prefeito Nabor Wanderley em alcançar as metas estabelecidas. Com vontade política e o engajamento dos participantes, Patos mostra que pode avançar na educação infantil", concluiu Daniel Santos.
Mín. 24° Máx. 35°