De autoria do vereador Jamerson Ferreira (MDB), a Câmara Municipal de Patos aprovou o Projeto de Lei Nº 051/2024 que declara como Patrimônio Cultural de Patos o restaurante de Maria do Bode, localizado no Centro Comercial Darcílio Wanderley, mais conhecido como Mercado Central. A matéria foi aprovada em 2ª e última votação na Sessão Ordinária dessa quinta-feira, dia 21. “Maria do Bode, além de ser um patrimônio gastronômico de Patos, agora passa a ser também Patrimônio Cultura”, comemorou o autor. “Ela está nessa atividade há quase 40 anos”, justificou o edil, fundamentando a proposta. “Esse é um daqueles projetos que que a gente se questiona: como isso não foi antes?”, complementou o vereador, assíduo frequentador do restaurante.
Ponto do turista
Ainda durante sua fala em defesa do projeto, o vereador Jamerson lembrou da importância que o restaurante tem para os turistas que frequentam os festejos juninos de Patos. “Muitas vezes, as alternativas turísticas de visitação, como por exemplo as igrejas, estão fechadas durante o dia e o restaurante de Maria do Bode se torna, também, um local de visitação turística por servir comidas típicas tradicionais”, ponderou o parlamentar mirim, lembrando ainda que esse reconhecimento vai permitir a manutenção e preservação da identidade cultural e valorização da memória coletiva do local.
71 anos
O Mercado Público Municipal, denominado de Centro Comercial Darcílio Wanderley, foi inaugurado em 19 de novembro de 1953, está localizado no Centro da Cidade e é uma de suas construções mais características.
Mín. 24° Máx. 35°