Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, participou da solenidade de entrega do Selo UNICEF no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento contou com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, de representantes do UNICEF e de gestores de 88 municípios paraibanos reconhecidos por avanços nas políticas públicas para a infância e adolescência.
O Selo UNICEF destaca municípios que se comprometem com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Patos se destacou ao superar a média nacional em áreas essenciais como imunização, acesso à educação e proteção contra a violência.
Além disso, o município foi reconhecido por ações voltadas à saúde física e mental, incentivo a hábitos de higiene e ampliação do acesso à água potável.
O prefeito Nabor Wanderley esteve acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação e articuladora do Selo UNICEF, Helena Wanderley, da secretária de Educação, Adriana Carneiro, do secretário de Comunicação, Ulisses Neto, do presidente do CMDCA, Samyr Xavier, de adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e de outros colaboradores da gestão municipal.
Nabor destacou a importância da conquista, reforçando o compromisso da gestão com a proteção das crianças e adolescentes. “Desde que assumimos a Prefeitura temos tido esse cuidado, essa preocupação com as nossas crianças através do programa PAI. Patos hoje é uma referência a nível de Brasil no cuidado com a primeira infância, e esse prêmio consolida todo esse trabalho, o envolvimento das secretarias de desenvolvimento social, saúde, educação, dos articuladores, da sociedade, da juventude, que fez com que a gente pudesse receber esse prêmio”.
Entre os esforços que contribuíram para a certificação estão o fortalecimento do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Busca Ativa Escolar, o uso do SIPIA pelos Conselhos Tutelares e a organização do CMDCA. A cidade também promoveu espaços de participação, como o Orçamentinho Democrático e o Fórum Comunitário de Adolescentes, incentivando o protagonismo juvenil.
Para Nycollas Feitosa, mobilizador do NUCA, o prêmio reflete o compromisso contínuo do município. “Essa conquista é o resultado de um trabalho iniciado em 2021, com a criação do NUCA-Patos. Temos muito orgulho em ver nossas ações sendo reconhecidas, mas isso nos inspira a seguir lutando pelos direitos das crianças e adolescentes e garantindo que suas vozes continuem sendo ouvidas”.
O Selo UNICEF marca um capítulo especial na história de Patos, evidenciando o impacto de políticas públicas bem planejadas e executadas. O prêmio é um estímulo para que o município continue avançando na construção de uma cidade onde todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer com dignidade e proteção.
Mín. 24° Máx. 37°